Informações sobre o local
Rochedos dos Calhaus
Situado no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos (PEMLS), é um aglomerado de pedras belíssimas, com muitos peixes de passagem.
Esse aglomerado de rochas encontram-se nas proximidades da Laje de Santos, onde há um túnel por onde os mergulhadores passam e apreciam a vida marinha.
Túnel dos Calhaus
Passagem em forma de “U” e um arco central emerso, com grande apelo visual, a profundidade é bastante variável devido às grandes rochas no fundo exigindo bom equilíbrio hidrostático por parte do mergulhador. Sujeito a boas condições de mar para ser viável.
Moreias, lagostas, jaguareçás, budiões e tartarugas são habitantes frequentes do local.
Profundidade máxima: 18m.
Calhaus – Face Sul
Paredão levemente acidentado com incidência de correntes. Os mergulhos podem acontecer apenas sob ótimas condições de mar.
É a parte do PEMLS mais voltada para o mar aberto e assim podem ser encontrados especialmente os pelágicos. Profundidade máxima entre 8 e 40m.
Calhaus – Face Norte
Paredão levemente acidentado, com características de navegação subaquática semelhantes ao portinho da Laje de Santos, com profundidades que podem variar de 8 a 25m, passando a até 35m se houver afastamento das rochas na direção norte (sentido Laje).